Na última semana algumas notícias veiculadas nas mídias divulgaram o caso de um paciente que teve danos irreversíveis em seu olho, em virtude da presença de um parasita, associado ao uso, sem os devidos cuidados, de lentes de contato.
O problema que atingiu de forma tão dramática esse paciente é chamado de ceratite por acanthamoeba. Ceratite é a inflamação da córnea, uma membrana transparente que fica na região frontal do olho, e acanthamoeba é o parasita que causa esse tipo de ceratite.
Vale lembrar que as lentes de contato são uma forma segura de correção de erros refrativos (miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo), e são usadas por milhões de pessoas em todo o mundo. Como estão em contato direto com a córnea, precisam ser higienizadas com muito cuidado.
É importante saber que a ceratite por acanthamoeba é rara, a mais rara entre todos os tipos de inflamações da córnea, e pode ser evitada mantendo-se as medidas de conservação e higiene indicadas pelo seu médico oftalmologista.
Para saber mais sobre lentes de contato, acesse os sites das sociedades médicas que estudam o tema:
Diretoria CBO
A retinose pigmentar constitui uma série de alterações genéticas que levam o portador da doença à perda de visão noturna, periférica e centr...
O principal tratamento atual para o glaucoma consiste em reduzir a pressão intraocular, saiba mais sobre esse tema...