Destaques

Ministério da Saúde atualiza procedimentos para combate à conjuntivite do recém-nascido

Ministério da Saúde atualiza procedimentos para combate à conjuntivite do recém-nascido

O Ministério da Saúde emitiu em 06 de agosto nota técnica atualizando a conduta para evitar a conjuntivite dos recém-nascidos, com orientações para a substituição do nitrato de prata 1% por iodopovidona a 2,5%, eritromicina 0,5% ou ainda a tetraciclina 1%. O documento foi assinado pelo Departamento de Gestão do Cuidado Integral e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde e justifica a orientação pela maior eficácia dos medicamentos indicados e pelo aumento do bem-estar do recém-nascido.

O chamado método de Credé, que consiste na instilação de colírio de nitrato de prata a 1% no recém-nascido para evitar a contaminação da conjuntiva do bebê por bactérias das secreções genitais da mãe, sempre foi uma reivindicação dos médicos oftalmologistas do Brasil, tornada lei em 1977.

A nota técnica do Ministério da Saúde destaca que estudos recentes questionam o uso do nitrato de prata porque há prevalência crescente de outros patógenos, além da Neisseria gonorrhoeae, tais como a Chlamydia trachomatis, citada pelo documento.

O bem-estar dos bebês foi considerado pelo ministério, pois o nitrato de prata a 1% é conhecido por causar ardência, desconforto e até episódios de conjuntivite química nos recém-nascidos. O Ministério da Saúde ressalta também que a iodopovidona a 2,5%, além da eficácia, é de fácil conservação e tem custo acessível.

A nota pode ser acessada no site

https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2024/07/Nota-Tecnica-no-11-2024-CACRIAD-CGACI-DGCI-SAPS-MS.pdf

Talvez te interesse também:

 

Matérias

Socorro, machuquei meus olhos! O que fazer?

Pancadas ou batidas fortes podem provocar o descolamento da retina, que se não tratado pode levar à cegueira....

A importância do trabalho de conscientização do paciente

Matérias

A importância do trabalho de conscientização do paciente

A informação é sempre o primeiro passo para estimular a prevenção de uma doença...

A importância de combater e prevenir a cegueira

Matérias

A importância de combater e prevenir a cegueira

As três principais causas de cegueira no mundo, e no Brasil, são doenças que acometem, sobretudo, os idosos: catarata, glaucoma e DMRI...

Top